Blog do diretor do filme O milagre de Santa Luzia


Conte sua história by sergioroizenblit
22 de agosto de 2009, 00:04
Filed under: conte sua história | Tags: , , , , , , , ,

Picture 6Estamos inaugurando aqui no blog o bloco Conte sua história

Onde fãs e amantes da cultura musical brasileira e da sanfona podem relatar histórias e depoimentos!

Dessa vez recebemos a história de Tagore Martins relatando como ele se apaixonou pela sanfona e conseguiu encontrar 4 vezes o Dominguinhos!

Aos quatro anos minha mãe ganhou um LP do Luiz Gonzaga mas era eu que ficava escutando e pedindo para ela comprar mais. Os vizinhos perguntavam se eramos nordestinos pois o forró tocava o dia todo na minha casa e mesmo sem saber ler eu sabia qual era faixa que estava tocando.

E foi assim que começou minha paixão pelo acordeon. Meus presentes de natal, aniversário e dia das crianças eram sempre discos do Luiz Gonzaga ou do querido Dominguinhos. E com o passar dos anos, acumulei discos que hoje são raridades e a vontade de tocar o instrumento de fole, que tanto me trazia alegria.

Na minha formatura de 2º grau pedi para meus pais me darem o dinheiro da festa para inteirar a compra da minha primeira sanfona, uma já surrada Todeschini Super 8, vermelhinha… aí foi só alegria! Meu professor era o Sr. Chico Ramalho, excelente sanfoneiro e muito conhecido aqui em Goiânia, primo distante da Elba Ramalho. Embora não soubesse ler música ele sabe tocar de ouvido e assim ele se tornou meu mestre, meu melhor amigo e pai musical. Muitos dizem que até as caretas que faço quando toco são iguais as dele. Como eu ouvia muito forró, tive facilidade em tocar e assim como meu mestre nunca tive interesse em aprender a ler partitura.

Todas as minhas economias eram destinadas a compra de uma sanfona nova e melhor, no total foram seis!

Quando Dominguinhos fez um show em Pirenópolis-GO não tive dúvida, eu estava lá. Quando estavam passando o som pedi para tirar uma foto e coversar com ele. Muito simpático ele se prontificou a tirar uma foto e até tirou a sanfona do estojo para ficar como ele mesmo disse “mais autêntico”. Nesse mesmo dia o sanfoneiro Toninho Ferragucci o acompanhava no show.

Picture 4Outro encontro foi em Goiânia-GO quando ele foi tocar em um shopping, levei o fole da minha sanfona predileta e o primeiro disco dele o “Fim de Festa” para tentar um tão sonhado autógrafo. No meio do show eu levantei o disco para ele ver, e quando terminou a música ele disse “Nossa o meu primeiro disco gravado na Cantagalo do Pedro Sertanejo… tempo bom, não tinha pirataria!” todos ficaram olhando e tinha repórter filmando o disco. E no final do show, pedi para falar com ele, foi quando ganhei o autógrafo no meu disco e no fole da sanfona.

Picture 8Encontrei ele novamente em Itumbira-GO, tinha uma prima que trabalhava com um produtor de shows, que conseguiu um lugar pra mim a poucos metros dele. Sempre simpático, no final do show tirei foto com ele e dei de presente um par de correias italianas para usar na sanfona mas não sei se foi usada.

O 4º encontro foi Trancoso-BA ele estava dando uma canja em um pequeno palco junto a Elba Ramalho e o Cesinha do acordeon. Também tirei foto e conversei com ele.

Hoje tenho 33 anos, 6 sanfonas, todos os discos de Dominguinhos e se não todos quase todos do Luiz Gonzaga desde os velhos 78 rotações até CD`s além de inúmeros discos de vários sanfoneiros. No total 400 discos, verdadeiras relíquias.

*As fotografias e o texto foram gentilmente cedidos por Tagore Martins

Envie a sua história omilagredesantaluzia@gmail.com

14 Comentários so far
Deixe um comentário

Bonita historia, e ao mesmo tempo surpreendente pois te conheci bem, e jamais soube que era fã e admirador de Sanfona,chegamso a ir em um show juntos mas nao sabia que gostava tanto.
Parabens por gostar deste instrumento, tudo que envolve musica é maravilhoso,unico e nos faz ver a vida de outra forma, ser mais humano.
Sucesso pra voce.

Comentário por Anônimo

Quanto tempo , héin? Namoramos por 10 anos e a sua paixão pela musica e pela sanfona , só aumentou!! Sucesso !!
Marcinha

Comentário por márcia boaventura

Fiquei emocionada … Não tenho o que dizer…

Comentário por márcia boaventura

Olá,
Meu nome é Jefferson, sou acordeonista e ouvi muitos comentarios sobre esse filme!!eu estava querendo adquirir um DVD do filme pra assistir!!
alguem pode me informar onde posso encontrar!!

Grato

Comentário por Jefferson

Prezado Sérgio,
não vi o Milagre de Santa Luzia, mas gostaria muitissimo de ver. Onde posso comprar o DVD?.
Obrigada.

Comentário por Tecia Carvalho

Sérgio,
Esclareço. A cópia a que me refiro seria em DVD mesmo, não é a película não.
Abraço grato,
Fabiano

Comentário por Fabiano C

Sérgio, caríssimo,
Uma pena, não pude assistir ao “milagre” no festival de Brasília, onde moro. Será que consigo adquirir 2 cópias do seu filme? Preciso de uma como material de deleite e pesquisa (sou escritor), com a outra cumprirei uma promessa…
Em caso positivo, peço indicações sobre como efetuar pagamento (depósito etc). Meu endereço é SQSW 305, Bloco F, AP 306, CEP 70.673.426. Sudoeste, Brasília, DF

Comentário por Fabiano C

Alguém descobriu como é que se compra o DVD?

Comentário por Anônimo

Eu conheço o Tagora ja tem 15 anos e amo muito ele…e adoro quando ele toca pra mim.Acho muito lindo ver ele com as sanfonas q ele tem as mãos e a expressao de felicidade em seu rosto quando esta tocando…amo muito amo ele e amo quando ele toca é muito lindo

Comentário por Livia Consort

Sou suspeito pra falar do Tagore porque ele é, na verdade, um querido irmão.
Mas sou testemunha de sua grande paixão pela sanfona e espero que vocês tenham a oportunidade de vê-lo tocar.

Abraços,

Bruno.

Comentário por Bruno Batista

Grande sanfoneiro!!!!
Parabêns pela história.
Abraço

Comentário por Guimarães Ferreira

Só falta agora vc tocar pra todo mundo ouvir e apreciar né? srsrsrs Abraços

Comentário por Debora

Oi Tagore,
Muito gostoso ler sua história. Quando poderemos te ouvir e ganhar um autógrafo? Celana

Comentário por celana

Parabéns pela paixão pela música!!!

Comentário por Gislene




Deixe um comentário

