Blog do diretor do filme O milagre de Santa Luzia


Conte sua história by sergioroizenblit
22 de agosto de 2009, 00:04
Filed under: conte sua história | Tags: , , , , , , , ,

Picture 6Estamos inaugurando aqui no blog o bloco Conte sua história

Onde fãs e amantes da cultura musical brasileira e da sanfona podem relatar histórias e depoimentos!

Dessa vez recebemos a história de Tagore Martins relatando como ele se apaixonou pela sanfona e conseguiu encontrar 4 vezes o Dominguinhos!

Aos quatro anos minha mãe ganhou um LP do Luiz Gonzaga mas era eu que ficava escutando e pedindo para ela comprar mais. Os vizinhos perguntavam se eramos nordestinos pois o forró tocava o dia todo na minha casa e mesmo sem saber ler eu sabia qual era faixa que estava tocando.

E foi assim que começou minha paixão pelo acordeon. Meus presentes de natal, aniversário e dia das crianças eram sempre discos do Luiz Gonzaga ou do querido Dominguinhos. E com o passar dos anos, acumulei discos que hoje são raridades e a vontade de tocar o instrumento de fole, que tanto me trazia alegria.

Na minha formatura de 2º grau pedi para meus pais me darem o dinheiro da festa para inteirar a compra da minha primeira sanfona, uma já surrada Todeschini Super 8, vermelhinha… aí foi só alegria! Meu professor era o Sr. Chico Ramalho, excelente sanfoneiro e muito conhecido aqui em Goiânia, primo distante da Elba Ramalho. Embora não soubesse ler música ele sabe tocar de ouvido e assim ele se tornou meu mestre, meu melhor amigo e pai musical. Muitos dizem que até as caretas que faço quando toco são iguais as dele. Como eu ouvia muito forró, tive facilidade em tocar e assim como meu mestre nunca tive interesse em aprender a ler partitura.

Todas as minhas economias eram destinadas a compra de uma sanfona nova e melhor, no total foram seis!

Quando Dominguinhos fez um show em Pirenópolis-GO não tive dúvida, eu estava lá. Quando estavam passando o som pedi para tirar uma foto e coversar com ele. Muito simpático ele se prontificou a tirar uma foto e até tirou a sanfona do estojo para ficar como ele mesmo disse “mais autêntico”. Nesse mesmo dia o sanfoneiro Toninho Ferragucci o acompanhava no show.

Picture 4Outro encontro foi em Goiânia-GO quando ele foi tocar em um shopping, levei o fole da minha sanfona predileta e o primeiro disco dele o “Fim de Festa” para tentar um tão sonhado autógrafo. No meio do show eu levantei o disco para ele ver, e quando terminou a música ele disse “Nossa o meu primeiro disco gravado na Cantagalo do Pedro Sertanejo… tempo bom, não tinha pirataria!” todos ficaram olhando e tinha repórter filmando o disco. E no final do show, pedi para falar com ele, foi quando ganhei o autógrafo no meu disco e no fole da sanfona.

Picture 8Encontrei ele novamente em Itumbira-GO, tinha uma prima que trabalhava com um produtor de shows, que conseguiu um lugar pra mim a poucos metros dele. Sempre simpático, no final do show tirei foto com ele e dei de presente um par de correias italianas para usar na sanfona mas não sei se foi usada.

O 4º encontro foi Trancoso-BA ele estava dando uma canja em um pequeno palco junto a Elba Ramalho e o Cesinha do acordeon. Também tirei foto e conversei com ele.

Hoje tenho 33 anos, 6 sanfonas, todos os discos de Dominguinhos e se não todos quase todos do Luiz Gonzaga desde os velhos 78 rotações até CD`s além de inúmeros discos de vários sanfoneiros. No total 400 discos, verdadeiras relíquias.

*As fotografias e o texto foram gentilmente cedidos por Tagore Martins

Envie a sua história omilagredesantaluzia@gmail.com

Anúncios

14 Comentários so far
Deixe um comentário

Bonita historia, e ao mesmo tempo surpreendente pois te conheci bem, e jamais soube que era fã e admirador de Sanfona,chegamso a ir em um show juntos mas nao sabia que gostava tanto.
Parabens por gostar deste instrumento, tudo que envolve musica é maravilhoso,unico e nos faz ver a vida de outra forma, ser mais humano.
Sucesso pra voce.

Comentário por Anônimo

Quanto tempo , héin? Namoramos por 10 anos e a sua paixão pela musica e pela sanfona , só aumentou!! Sucesso !!
Marcinha

Comentário por márcia boaventura

Fiquei emocionada … Não tenho o que dizer…

Comentário por márcia boaventura

Olá,
Meu nome é Jefferson, sou acordeonista e ouvi muitos comentarios sobre esse filme!!eu estava querendo adquirir um DVD do filme pra assistir!!
alguem pode me informar onde posso encontrar!!

Grato

Comentário por Jefferson

Prezado Sérgio,
não vi o Milagre de Santa Luzia, mas gostaria muitissimo de ver. Onde posso comprar o DVD?.
Obrigada.

Comentário por Tecia Carvalho

Sérgio,
Esclareço. A cópia a que me refiro seria em DVD mesmo, não é a película não.
Abraço grato,
Fabiano

Comentário por Fabiano C

Sérgio, caríssimo,
Uma pena, não pude assistir ao “milagre” no festival de Brasília, onde moro. Será que consigo adquirir 2 cópias do seu filme? Preciso de uma como material de deleite e pesquisa (sou escritor), com a outra cumprirei uma promessa…
Em caso positivo, peço indicações sobre como efetuar pagamento (depósito etc). Meu endereço é SQSW 305, Bloco F, AP 306, CEP 70.673.426. Sudoeste, Brasília, DF

Comentário por Fabiano C

Alguém descobriu como é que se compra o DVD?

Comentário por Anônimo

Eu conheço o Tagora ja tem 15 anos e amo muito ele…e adoro quando ele toca pra mim.Acho muito lindo ver ele com as sanfonas q ele tem as mãos e a expressao de felicidade em seu rosto quando esta tocando…amo muito amo ele e amo quando ele toca é muito lindo

Comentário por Livia Consort

Sou suspeito pra falar do Tagore porque ele é, na verdade, um querido irmão.
Mas sou testemunha de sua grande paixão pela sanfona e espero que vocês tenham a oportunidade de vê-lo tocar.

Abraços,

Bruno.

Comentário por Bruno Batista

Grande sanfoneiro!!!!
Parabêns pela história.
Abraço

Comentário por Guimarães Ferreira

Só falta agora vc tocar pra todo mundo ouvir e apreciar né? srsrsrs Abraços

Comentário por Debora

Oi Tagore,
Muito gostoso ler sua história. Quando poderemos te ouvir e ganhar um autógrafo? Celana

Comentário por celana

Parabéns pela paixão pela música!!!

Comentário por Gislene




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: